domingo, 5 de setembro de 2010

Obra – “Carga dos Fanáticos”



Óleo sobre tela – 1,00 x 0,80cm. – 1956                                 
Coleção Biblioteca Mun. Rolf Colin


        Willy Zumblick através dos pincéis, converteu Passagens da Guerra do Contestado em textos
visuais repletos de signos capazes de reconstruir intrinsecamente as relações entre passado e presente de um dos episódios mais sangrentos protagonizados na região Centro Oeste catarinense.
      Foi entre 1912 e 1916 que a população cabocla do Planalto, unida por anseios comuns, formou um bloco de resistência contra as tropas militares federais em virtude de uma acirrada disputa pela posse de terras.
A indefinida delimitação territorial entre Paraná e Santa Catarina, cuja discussão pela fixação dos limites encontrava-se em litígio, somada à instalação da multinacional Southern Brazil Lumber & Colonization, o projeto de construção da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande e o sentimento de revolta dos sertanejos pelo abandono promovido pela esfera oficial, incitou os ânimos desses que se viram desprovidos de suas terras e abandonados à própria sorte.
      É justamente nesse cenário que o messianismo legitima seus ideais e que se forma o bravo “Exército Encantado de São João Maria”, agregando mais de dez mil “fanáticos” que com armas de fogo, facões, paus e porretes, lançavam-se na defesa de suas próprias vidas sob a cruz verde e a bandeira branca da libertação.
     No auge da guerra, as forças da República defrontaram-se com um exército disciplinado e destemido, que só foi vencido pelo poderio bélico dos fuzis e aviões militares.A pacificação do conflito deu-se em 1916 quando todos os redutos foram dizimados e quando se assinou o Acordo de Limites encerrando o litígio territorial.
      Depois de quase um século, a história rememora o episódio do Contestado através do olhar de Zumblick que evidencia nas imagens de “A Carga dos Fanáticos” o  “instante fugidio em que cena e atacantes são articulados...numa atmosfera de expectativa e misticismo”.

     Esta obra, que faz parte de um vasto acervo iconográfico de Zumblick em sua série “O Contestado”, se encontra  em exposição aqui na Biblioteca Pública Municipal, evocando todo seu caráter pictório, sua habilidade técnica e os personagens caricatos da região do Contestado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário